Objetivos do evento

O Encontro de Pedagogia do Extremo Sul da Bahia: Docência, Memória e formações tem como objetivos:


  • Debater os desafios apresentados na sociedade contemporânea para o curso de Pedagogia no Brasil, na Bahia e em Teixeira de Freitas em relação aos saberes docentes, currículo, formação dos professores e a formação humana.

  • Divulgar o conhecimento historicamente sistematizado e contribuir com o debate acerca da questão da produção do conhecimento na escola, na sala de aula e nos espaços não escolares. Ao mesmo tempo em que socializa os saberes produzidos pelos sujeitos históricos culturais.
  • Proporcionar um profícuo espaço de discussão e reflexão crítica acerca do entrelaçamento da cultura e da educação na produção do conhecimento científico e dos saberes aninhados nas práticas sociais dos sujeitos, em distintos espaços educativos.

  • Refletir o espaço do pedagogo nos contextos sócio-político-cultural-educacional (escolares e não escolares) na cidade de Teixeira de Freitas e região.
  • Incentivar as redes tanto pública e privada de ensino a participarem de grupos de estudos/pesquisa no âmbito da Universidade, objetivando articular ensino-pesquisa-extensão, para além dos muros das escolas e Universidade.