Normas para Apresentação de Trabalho


Encontro de Pedagogia do Extremo Sul da Bahia


 

INSCRIÇÕES NO EVENTO


As inscrições  deverão ser  realizadas online e pagas por meio de depósito bancário


De 17/08/2013 a 21/10/2013 – Com apresentação de trabalho

De 17/08/2013 a 20/11/2013 – Sem apresentação de trabalho

NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

1. NOTAS GERAIS

Serão inscritos os trabalhos da comunidade acadêmica – graduação e pós-graduação, egressos, técnicos administrativos do Departamento de Educação – Campus X – UNEB e educadores em geral da comunidade externa. Os trabalhos inscritos serão avaliados e selecionados pela Comissão Científica.
Serão aceitos trabalhos em duas modalidades:  comunicação oral  e pôster (indicar a modalidade do trabalho na ficha de inscrição e no cabeçalho do texto)
COMUNICAÇÃO ORAL:   serão aceitos como comunicação oral  artigos,  relatos com conclusões parciais/finais de pesquisas e relatos de experiências abordando temáticas novas ou já estabelecidas na área da Educação. Textos baseados em capítulos de monografias, de teses ou dissertações ou relatos de experiências (oriundas de Estágio, atividades docentes, de gestão, monitoria – de pesquisa/ensino/extensão etc). O texto deverá ter a forma de artigo, com problemática anunciada e desenvolvida, conclusões e referências pertinentes à temática abordada, com mínimo de 10 páginas e máximo de 14.

PÔSTER: Serão aceitos como pôsteres os cartazes que incluam apresentações esquematizadas e ilustradas de determinados aspectos de uma pesquisa em andamento, pesquisas exploratória e relatos de experiência. O texto do pôster deverá ter a forma de artigo, com problemática anunciada e desenvolvida, conclusões e referências pertinentes à temática abordada, com mínimo de 04 páginas e máximo de 07.
Poderá ser inscrito no máximo 03 trabalhos, sendo 1 trabalho de autoria e até três em co-autoria. Os co-autores também deverão estar inscritos no evento.
Os trabalhos enviados devem estar vinculados ao eixo temático, (informar no cabeçalho do texto o eixo temático escolhido). A Comissão Organizadora se reserva o direito de remanejar o trabalho enviado, caso compreenda que o mesmo não se encaixa no Eixo Temático indicado.

A apresentação dos trabalhos obedecerá aos seguintes critérios:

Comunicação oral: 15 minutos para exposição, e ao final da sessão 30 minutos para discussão com os presentes.
Pôster: Exposição do pôster em local a ser divulgado com a presença dos autores para discussão com os presentes.
2. NORMAS PARA FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS

2.1 NORMAS  DE FORMATAÇÃO DO TEXTO COMPLETO para COMUNICAÇÃO ORAL
a) O trabalho deverá ter a forma de artigo, com mínimo de 10 páginas e máximo de 14, incluindo resumo contido na primeira página e referências ao final. Deverá ser digitado em formato A4;
b) Título do trabalho em maiúscula, centralizado, negrito, tamanho 14, fonte Times New Roman ou Arial;
c)       O nome completo do autor e coautores sem abreviaturas, alinhados à esquerda.
d)    Dados de identificação do autor e co-autores devem ser colocados em nota de rodapé (titulação, instituição, curso e e-mail);
e)     Indicação do EIXO TEMÁTICO ao qual se vincula o trabalho;
f)     O corpo do artigo deverá ser digitado em fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 cm, justificado, com as páginas numeradas. Para as margens 3 cm superior esquerda e 2 cm inferior direita.
g)    As citações a partir de 4 linhas devem ser destacadas do texto e conter: espaço simples, recuo à esquerda 4(quatro) cm e fonte 11;
h)      As notas devem estar ao final do texto;
i)      Recomenda-se cautela na utilização de fotografias, imagens e gráficos;
j)      A revisão ortográfica e gramatical é de responsabilidade dos autores;
k)      As referências devem respeitar as Normas da ABNT, em vigor.
l)      No corpo do artigo deverão constar reflexões decorrentes de pesquisas concluídas ou em andamento ou ainda de experiências práticas realizadas, apresentando consistência dos resultados alcançados.
 

2.2 NORMAS DE FORMATAÇÃO PARA O TEXTO DO PÔSTER
a)   O trabalho deverá ter a forma de artigo, com mínimo de 04 páginas e máximo de 07, incluindo resumo já contido na primeira página e referências ao final. Deverá ser digitado em formato A4;
b)  Título do trabalho em maiúscula, centralizado, negrito, tamanho 14, fonte Times New Roman ou Arial;
c)   O nome completo do autor e coautores sem abreviaturas, alinhados à esquerda.
d)   Dados de identificação do autor e coautores devem ser colocados em nota de rodapé (titulação, instituição, curso e e-mail);
e)     Indicação do EIXO TEMÁTICO ao qual se vincula o trabalho;
f)     O corpo do texto  deverá ser digitado em fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 cm, justificado, com as páginas numeradas. Para as margens 3 cm superior esquerda e 2 cm inferior direita.
g)    As citações a partir de 4 linhas devem ser destacadas do texto e conter: espaço simples, recuo à esquerda 4(quatro) cm e fonte 11;
h)      As notas devem estar ao final do texto;
i)      Recomenda-se cautela na utilização de fotografias, imagens e gráficos;
j)      A revisão ortográfica e gramatical é de responsabilidade dos autores;
k)      As referências devem respeitar as Normas da ABNT, em vigor.
l)      No corpo do texto deverão constar reflexões decorrentes de pesquisas  em andamento ou ainda relato de experiências práticas realizadas, apresentando análises parciais dos resultados alcançados.
Normas para confecção do pôster: Os pôsteres deverão ser confeccionados considerando as seguintes orientações: Título: maiúsculo e negrito, abaixo nomes dos autores, instituição e endereço eletrônico. Obedecer o tamanho: 0,80 cm de largura e 1,20 cm de altura.

3. A SELEÇÃO DOS TRABALHOS OBEDECERÁ AOS SEGUINTES CRITÉRIOS:

a) Relevância e pertinência do trabalho para a área;
b) Consistência e rigor na argumentação;
c)  Interlocução com a produção da área;
d) Contribuição para o avanço do conhecimento na área.
e)  Respeito às normas do evento.
 Os trabalhos aceitos serão publicados nos Anais do Evento no formato impresso e digital (mídia Cd-Rom).
Obs.: Só serão aceitos e encaminhados para avaliação os trabalhos que for constatado o pagamento da  inscrição.

4. PARA A SUBMISSÃO DO TRABALHO O AUTOR DEVERÁ ENVIAR O ARQUIVO PARA O E-MAIL encontro21anospedagogiacampusx@yahoo.com.br , sinalizando o eixo temático. Tendo como titulo da mensagem o nome do autor principal do trabalho.

1-  O ARQUIVO COM O TEXTO COMPLETO deverá conter um cabeçalho com:
a) Título do texto
b) Nome do autor – sigla da Instituição
c) Nome (s) do co/autor(es) – sigla da(s) instituição(es) (quando houver)
d) Agência ou Instituição Financiadora (quando houver)
e) Eixo temático
f) Resumo  do  trabalho apresentado com até 150 palavras  e as palavras-chaves Conteúdo do resumo: Introdução; objetivo(s) (indicar a relevância estudo); principais autores que fundamentam o trabalho; metodologia (procedimentos/estratégias utilizadas); resultados e conclusões do trabalho.
g) TEXTO COMPLETO com introdução, desenvolvimento e conclusões.
 
Informamos que após o  recebimento dos trabalhos, os nomes dos inscritos serão retirados e códigos numéricos serão atribuídos aos artigos para controle logístico e encaminhamento aos pareceristas pela Comissão de Inscrições. Assim, os trabalhos serão encaminhados aos pareceristas para avaliação, com apenas a numeração no lugar da identificação do(s) autor(es) e coautores responsáveis, garantindo o anonimato dos inscritos no momento da avaliação do trabalho.

Os trabalhos inscritos serão selecionados pela Comissão Científica e terão como parecer ACEITO e NÃO ACEITO.  O Resultado será divulgado em
http://21anospedagogia.blogspot.com.br/ no dia 30/10/2013.

5. INFORMAÇÕES SOBRE A FORMA DE  PAGAMENTO DA INSCRIÇÃO
Dados para o depósito bancário:
Banco do Brasil    -  Agência: 1289-0
Conta: 45.513-x  - Humberto Rocha de Souza
a) Após realizar o pagamento entre no blog e faça sua inscrição.  As informações constam no blog na aba INSCRIÇÕES

b) Não haverá, em hipótese alguma, devolução do valor da inscrição.



DATAS E VALORES DE INSCRIÇÃO
CONDIÇÃO
De 17/06/2013
até 10/11/2013
A partir de  11/11/2013
Professor Universitário
R$ 30,00
R$ 40,00
Professor Educação Básica
R$ 20,00
R$ 30,00
Estudante da Pós-Graduação
R$ 20,00
R$ 30,00
Estudante da Gradução
R$ 15,00
R$ 25,00




EIXOS TEMÁTICOS:


 01- Formação, identidade e condições do trabalho docente


Reúne produções resultantes de estudos teórico-práticos que abordem as questões de currículo, formação, identidade e condições de trabalho docente. Formação de professores e tecnologias digitais.  Os processos formativos dos/as educadores/as e suas relações com as práticas pedagógicas.
02 - Memórias, docência e pesquisa
Discute as contribuições de pesquisas, nas mais diferentes áreas do conhecimento, como forma de reconhecimento e perspectivas da história de vida e ofício dos professores para a formação humana. Analisa as influências do curso de pedagogia do DEDC-X na comunidade regional.
03- Interlocuções da Universidade com Educação Básica: experiências de estágios, de monitorias, Projeto PIBID e Iniciação Científica
Inscreve as produções resultantes de estudos teórico-práticos nos espaços educativos da educação básica, bem como em outros espaços sociais onde a educação não escolar se desenvolve. Os movimentos sociais como espaço educativo. O papel da universidade e dos movimentos sociais na articulação entre a educação escolar e não escolar.
04- Educação Infantil, EJA, letramento e metodologias do ensino
Reúne os estudos relativos às metodologias das diferentes disciplinas, bem como, as questões da Educação Infantil, EJA e de letramento.